quinta-feira, 8 de março de 2018

PLANO DE AULA Nº 2: PARA EDUCAÇÃO INFANTIL





PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL N°02
PERÍODO 14/07/2014
Escola:  CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente:  (Licença Médica)
Dupla de Estagiárias: Celeste Maria Fonseca Menezes e
                                      Maria Eliana de Jesus Machado

JUSTIFICATIVA:
Com base no projeto da escola “SUSTENTABILIDADE” utilizaremos material reciclável para desenvolver a criatividade, a coordenação, as habilidades e a interação das crianças.

PÚBLICO ALVO:
Grupo 3 (crianças de 3 anos)


OBJETIVOS:

Ø  Mostrar as diferentes formas de linguagem;
Ø  Trabalhar a linguagem oral, a atenção, a confiança e a criatividade;
Ø  Desenvolver a coordenação motora;
Ø  Trabalhar material reciclável.


TEMA:   NOSSO CORPO      

CONTEÚDO

Ø  Exploração e linguagem plástica.
Ø  Exploração e manipulação de materiais, como tintas, água etc.
Ø  Corpo humano e suas partes;
Ø  Reciclagem: Quebra-cabeça do corpo humano.


DURAÇÃO  DA AULA

Manhã, durante 4 horas.





SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Acolhimento: As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o café da manhã.

Rodinha: Fazer a chamada cantada e com as crianças dispostas em círculo, realizar
a contação da história “UMA HISTÓRIA DE DEDOS” livro da  escritora Luiza  Ducla Soares; e depois será realizado um bate papo com as crianças sobre a história.

Passeio Matinal: Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um  ar fresco da manhã, apreciar os sons da natureza, relaxar para a próxima atividade.

Atividade de Arte: Será distribuído papel ofício onde as crianças farão o carimbo de suas mãozinhas utilizando pinceladas de tinta guache de cores verde e rosa. A atividade será personalizada e exposta no mural.

Atividade Extra: Todos receberão uma atividade com o desenho de duas crianças, o qual cada aluno identificará o seu corpo:”Eu sou um menino” ou “Eu sou uma menina” e pintará a seu modo, observando as partes do corpo. A atividade será personalizada e exposta no mural.

Atividade de Reciclagem: cada criança receberá um quebra-cabeça com a figura de um corpo humano (uma menina ou um menino). O quebra-cabeça é composto por três partes e colado no isopor de embalagem usada. Pronto para brincar montando as partes do corpo.

Momento do Banho: Nesse momento do banho, que é realizado de duas em duas crianças, as demais ficam à espera de sua vez para a higiene do corpo. Enquanto isso, as crianças brincam dispostas em suas mesas, de armar o quebra-cabeça interagindo entre si. A brincadeira segue até a hora do almoço.

Almoço: Depois do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.

Hora do Soninho: Nos despedimos das crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e só despertam às 14 horas, para mais uma jornada do dia.

RECURSOS
Livro de História; Papel ofício; Lápis de cera; Tesoura sem ponta;Cola branca;tintas guache; Pincéis e embalagens de isopor. 

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir da observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades e interação com as outras crianças .

REFERÊNCIAS
SOARES,Luiza Ducla.Uma história de dedos.
Marcos de Aprendizagem de 0 a 3 anos – Educação Infantil
Texto 13: Aspecto Cognitivo Função Semiótica ou Simbólica: imitação, jogo simbólico, desenho,imagem mental e linguagem.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário