quinta-feira, 8 de março de 2018

PLANO DE AULA Nº4: PRA EDUCAÇÃO INFANTIL



PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL  Nº04

PERÍODO  24/07/2014

Escola:  CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente:  (Licença Médica)
  Dupla de Estagiárias: Celeste Maria Fonseca Menezes e
                                        Maria Eliana de Jesus Machado

JUSTIFICATIVA:
Com base no projeto da escola “SUSTENTABILIDADE”utilizaremos material reciclável para desenvolver a criatividade, a coordenação,  habilidades e a interação das crianças, assim como a noção de espaço a partir da reprodução das formas planas.

PúBLICO ALVO: Grupo 3 (crianças de 3 anos)

OBJETIVOS
Ø  Mostrar as diferentes formas planas;
Ø  Trabalhar a linguagem oral, a atenção, a confiança e a criatividade;
Ø  Desenvolver a coordenação motora;
Ø  Desenvolver a noção, a percepção e a representação do espaço.

TEMA:  BICHINHOS DE JARDIM
CONTEÚDO
Ø  Exploração do fazer artístico;
Ø  Reprodução de Formas Planas;
Ø  Noção, Percepção e Representação do espaço;
Ø  Reciclagem: jogos da memória de bichinhos de jardim e formas planas feitas  de papelão.

DURAÇÃO DA AULA : Turno da manhã durante 4 horas.
sequÊncia didáticA:

Acolhimento: As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o café da manhã.

Rodinha: Fazer a chamada cantada “ONDE ESTÁS?”e com as crianças dispostas em círculo, será realizada a contação da história ‘LINO” do escritor André Neves ; e depois será realizado um bate papo com as crianças sobre a história.

Passeio Matinal: Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um  ar fresco da manhã, apreciar os sons da natureza, relaxar para a próxima atividade.

Atividade de Arte:  Serão mostradas as crianças figuras de formas planas como circulo, estrela, meio círculo, triângulo, cruz, e outros, recortados no papelão. É solicitado às crianças que reproduzam essas figuras na folha de papel ofício.

Atividade de Reciclagem:  Jogos da memória sobre as formas planas trabalhadas, e os bichinhos de jardim, confeccionados no papel ofício e colados no papelão ou no isopor. Dividir a turma em dois grupos e cada grupo participará de um jogo da memória. Para o jogo dos bichinhos de jardim, explicar o ciclo da borboleta.

Momento do Banho: Nesse momento do banho, que é realizado de duas em duas crianças, as demais ficam à espera de sua vez para a higiene do corpo. Enquanto isso, as crianças brincam. Aplicar nesse momento de espera atividade de pintura de bichinhos de jardim, personalizar  e colocar no mural.

Almoço: Depois do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.
Hora do Soninho: Nos despedimos das crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e só despertam às 14 horas, para mais uma jornada do dia.

RECURSOS
Livro de História; Papel ofício; Lápis cera; Tesoura sem ponta; Cola branca; Papelão ou isopor.

AVALIAÇÃO
Será avaliado como a criança percebe as formas planas, como as reproduz e as representa no espaço; a interação das crianças com os materiais, as diferentes maneiras de brincar, desenhar e pintar.

REFERÊNCIAS

• NEVES, André. LINO,1ªed.Porto Alegre,2012.
• OLIVEIRA,Lívia de . A construção do espaço, segundo Jean Piaget. Sociedade e Natureza, Uberlândia,nº17,2005.
•PIAGET,Jean;INHELDER, Barbel.A representação do espaço da criança. Traduzido por Bernardina
• Machado Albuquerque. Porto Alegre, Artes Médicas,1993.
• RCNEI Volume 2. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CHAMADA CANTADA (MÚSICA DOS DEDINHOS)


ONDE  ESTÁS?


OH, ALANA, OH ALANA!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR  BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!

ANA LUIZA, ANA LUÍZA!
ONDE ESTÁS. ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR  BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
...
OH, IVE, OH   IVE!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR  BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!

OH, JOÃO PEDRO, OH JOÃO PEDRO!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR  BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
...
 __________________________________________________________



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário