PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Nº04
PERÍODO
24/07/2014
Escola: CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente: (Licença Médica)
Professor regente: (Licença Médica)
Dupla de Estagiárias: Celeste Maria Fonseca Menezes e
Maria
Eliana de Jesus Machado
JUSTIFICATIVA:
Com base no
projeto da escola “SUSTENTABILIDADE”utilizaremos material reciclável para
desenvolver a criatividade, a coordenação,
habilidades e a interação das crianças, assim como a noção de espaço a
partir da reprodução das formas planas.
|
PúBLICO
ALVO: Grupo 3 (crianças de 3 anos)
|
OBJETIVOS
Ø
Mostrar as diferentes formas planas;
Ø
Trabalhar a linguagem oral, a atenção, a
confiança e a criatividade;
Ø
Desenvolver a coordenação motora;
Ø
Desenvolver a noção, a percepção e a
representação do espaço.
|
TEMA: BICHINHOS DE JARDIM
CONTEÚDO
Ø
Exploração do fazer artístico;
Ø
Reprodução de Formas Planas;
Ø
Noção, Percepção e Representação do espaço;
Ø
Reciclagem: jogos da memória de bichinhos de
jardim e formas planas feitas de
papelão.
|
DURAÇÃO DA AULA : Turno da manhã
durante 4 horas.
|
sequÊncia
didáticA:
Acolhimento:
As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o
café da manhã.
Rodinha: Fazer
a chamada cantada “ONDE ESTÁS?”e com
as crianças dispostas em círculo, será realizada a contação da história ‘LINO” do escritor André Neves ; e
depois será realizado um bate papo com as crianças sobre a história.
Passeio
Matinal:
Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um ar fresco da manhã, apreciar os sons da
natureza, relaxar para a próxima atividade.
Atividade
de Arte: Serão mostradas as crianças figuras de
formas planas como circulo, estrela, meio círculo, triângulo, cruz, e outros,
recortados no papelão. É solicitado às crianças que reproduzam essas figuras
na folha de papel ofício.
Atividade
de Reciclagem:
Jogos da memória sobre as formas planas trabalhadas, e os bichinhos de
jardim, confeccionados no papel ofício e colados no papelão ou no isopor.
Dividir a turma em dois grupos e cada grupo participará de um jogo da
memória. Para o jogo dos bichinhos de jardim, explicar o ciclo da borboleta.
Momento
do Banho: Nesse momento do banho, que é
realizado de duas em duas crianças, as demais ficam à espera de sua vez para
a higiene do corpo. Enquanto isso, as crianças brincam. Aplicar nesse
momento de espera atividade de pintura de bichinhos de jardim,
personalizar e colocar no mural.
Almoço:
Depois
do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.
Hora do Soninho: Nos despedimos das
crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e só despertam às 14
horas, para mais uma jornada do dia.
|
RECURSOS
Livro de
História; Papel ofício; Lápis cera; Tesoura sem ponta; Cola branca; Papelão
ou isopor.
|
AVALIAÇÃO
Será avaliado
como a criança percebe as formas planas, como as reproduz e as representa no
espaço; a interação das crianças com os materiais, as diferentes maneiras de
brincar, desenhar e pintar.
|
REFERÊNCIAS
• NEVES, André.
LINO,1ªed.Porto Alegre,2012.
• OLIVEIRA,Lívia
de . A construção do espaço, segundo Jean Piaget. Sociedade e Natureza,
Uberlândia,nº17,2005.
•PIAGET,Jean;INHELDER,
Barbel.A representação do espaço da criança. Traduzido por Bernardina
• Machado
Albuquerque. Porto Alegre, Artes Médicas,1993.
• RCNEI Volume
2.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CHAMADA CANTADA (MÚSICA DOS
DEDINHOS)
ONDE ESTÁS?
OH, ALANA, OH ALANA!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR
BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
ANA LUIZA, ANA LUÍZA!
ONDE ESTÁS. ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR
BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
...
OH, IVE, OH IVE!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR
BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
OH, JOÃO PEDRO, OH JOÃO PEDRO!
ONDE ESTÁS?ONDE ESTÁS?
VAMOS DAR
BOM DIA , VAMOS DAR BOM DIA
COMO VAI?
EU VOU BEM!
EU TAMBÉM!
...
__________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário