quinta-feira, 8 de março de 2018

PLANO DE AULA Nº 1: PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL



PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL N°01
PERÍODO 02/06/2014
Escola:  CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente:  (Licença médica)
Dupla de Estagiárias: Celeste Mª Fonseca Menezes e
                                      Maria Eliana de Jesus Machado   
                           
JUSTIFICATIVA:
Com base no projeto da escola “SUSTENTABILIDADE” utilizaremos material reciclável para  desenvolver  a  criatividade,  a  coordenação,  as  habilidades  e  a interação das crianças.
PÚBLICO ALVO:
Grupo 3 (crianças de 3 anos)
OBJETIVOS:
Ø  Mostrar as diferentes formas  geométricas;
Ø  Trabalhar a linguagem oral, a atenção, a confiança e a criatividade;
Ø  Desenvolver a coordenação motora;
Ø  Trabalhar material reciclável.
TEMA:
              AS FORMAS DA BANDEIRA DO BRASIL - COPA/2014     

CONTEÚDO
Ø  Exploração e linguagem plástica;
Ø  Coordenação motora;
Ø  Formas diversas de expressão.

DURAÇÃO  DA  AULA
Manhã, durante 4 horas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Acolhimento: As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o café da manhã. Será colocado crachá em cada criança  para que elas  se identifiquem  e assimilem as  iniciais do seu nome e  dos coleguinhas com o alfabeto.

Rodinha: Com as crianças dispostas em círculo, no cantinho da sala, será feita a contação da história “RIMAS DA FLORESTA:Seu Batista, o artista e a Onça-Pintada” autores: José Santos e Laura Beatriz ; e depois será realizado um bate papo com as crianças sobre a história.O que acharam da história? Qual o personagem que gostou? Por quê?

Passeio Matinal: Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um  ar fresco da manhã, apreciar os sons da natureza, relaxar para a próxima atividade.

Atividade de Arte: Será distribuído para as crianças papel ofício contendo quatro formas diferenciadas (quadrado, retângulo, losango, circulo),onde as crianças irão cobrir cada forma geométrica colando bolinhas de papel crepom. Depois essa atividade será colada num prato de isopor e  exposta no mural da sala.

Brincadeira de Faz-de-Conta: No momento do banho, que é realizado de duas em duas crianças, são distribuídos alguns brinquedos para as crianças que ficam na espera de sua vez para a higiene do corpo. As crianças dispostas quatro em cada mesa, interagem entre si despertando a sua imaginação na brincadeira de faz-de-conta. Durante essa atividade, surgem muitos personagens imaginários como pai, mãe, tios e tias, médicos, vizinhos, super-heróis, boneca Barby... Se divertem enquanto esperam o banho.

Hora do Almoço: Depois do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.

Hora do Soninho: Nos  despedimos das crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e só despertam às 14 horas, para mais uma jornada do dia.

RECURSOS

Crachás de cartolina;Barbante; Livro de História; Papel ofício; Cola branca;    Bolinha de papel crepom verde e amarelo; Brinquedos diversos; Pratos usados de isopor.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir da observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades e interação com as outras crianças.

REFERÊNCIAS

SANTOS,José . BEATRIZ,Laura.Rimas da Floresta:Seu Batista,o artista e a onça pintada. Coleção Bicho-Poema
Texto :Concepção de criança e de pedagogia da educação infantil .
Marcos de Aprendizagem de 0 a 3 anos – Educação Infantil
Texto 13: Aspecto Cognitivo Função Semiótica ou Simbólica: imitação, jogo simbólico, desenho, imagem mental e linguagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário