PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
N°01
PERÍODO 02/06/2014
Escola:
CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente: (Licença médica)
Professor regente: (Licença médica)
Dupla de Estagiárias: Celeste Mª Fonseca
Menezes e
Maria
Eliana de Jesus Machado
JUSTIFICATIVA:
Com base no
projeto da escola “SUSTENTABILIDADE” utilizaremos material reciclável
para desenvolver a
criatividade, a coordenação, as
habilidades e a interação das crianças.
|
PÚBLICO ALVO:
Grupo 3
(crianças de 3 anos)
|
OBJETIVOS:
Ø Mostrar
as diferentes formas geométricas;
Ø Trabalhar
a linguagem oral, a atenção, a confiança e a criatividade;
Ø Desenvolver
a coordenação motora;
Ø Trabalhar
material reciclável.
|
TEMA:
AS FORMAS DA
BANDEIRA DO BRASIL - COPA/2014
CONTEÚDO
Ø Exploração
e linguagem plástica;
Ø Coordenação
motora;
Ø Formas
diversas de expressão.
|
DURAÇÃO DA AULA
Manhã, durante 4 horas.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Acolhimento:
As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o
café da manhã. Será colocado crachá em cada criança para que elas se identifiquem e assimilem as iniciais do seu nome e dos coleguinhas com o alfabeto.
Rodinha: Com
as crianças dispostas em círculo, no cantinho da sala, será feita a contação
da história “RIMAS DA FLORESTA:Seu
Batista, o artista e a Onça-Pintada” autores: José
Santos e Laura Beatriz ; e depois será realizado um bate papo com as
crianças sobre a história.O que acharam da história? Qual o personagem que
gostou? Por quê?
Passeio
Matinal:
Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um ar fresco da manhã, apreciar os sons da
natureza, relaxar para a próxima atividade.
Atividade
de Arte:
Será distribuído para as crianças papel ofício contendo quatro formas
diferenciadas (quadrado, retângulo, losango, circulo),onde as crianças irão
cobrir cada forma geométrica colando bolinhas de papel crepom. Depois essa
atividade será colada num prato de isopor e
exposta no mural da sala.
Brincadeira
de Faz-de-Conta:
No
momento do banho, que é realizado de duas em duas crianças, são distribuídos
alguns brinquedos para as crianças que ficam na espera de sua vez para a
higiene do corpo. As crianças dispostas quatro em cada mesa, interagem entre
si despertando a sua imaginação na brincadeira de faz-de-conta. Durante essa
atividade, surgem muitos personagens imaginários como pai, mãe, tios e tias,
médicos, vizinhos, super-heróis, boneca Barby... Se divertem enquanto esperam
o banho.
Hora
do Almoço:
Depois
do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.
Hora
do Soninho: Nos
despedimos das crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e
só despertam às 14 horas, para mais uma jornada do dia.
|
RECURSOS
Crachás de
cartolina;Barbante; Livro de História; Papel ofício; Cola branca; Bolinha de papel crepom verde e amarelo;
Brinquedos diversos; Pratos usados de isopor.
|
AVALIAÇÃO
A avaliação
será feita a partir da observação das formas de expressão das crianças, de
suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades e interação
com as outras crianças.
|
REFERÊNCIAS
SANTOS,José . BEATRIZ,Laura.Rimas
da Floresta:Seu Batista,o artista e a onça pintada. Coleção Bicho-Poema
Texto :Concepção de criança e de
pedagogia da educação infantil .
Marcos de Aprendizagem de 0 a 3 anos – Educação
Infantil
Texto 13: Aspecto Cognitivo
Função Semiótica ou Simbólica: imitação, jogo simbólico, desenho, imagem
mental e linguagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário