quinta-feira, 8 de março de 2018

PLANO DE AULA N°3: PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



PLANO DE ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Nº 03
PERÍODO 21/07/2014
Escola:  CEMEI OLGA BENÁRIO
Professor regente:   (Licença Médica)
Dupla de Estagiárias: Celeste Mª Fonseca Menezes e
                                      Maria Eliana de Jesus Machado

JUSTIFICATIVA
Com base no projeto da escola “SUSTENTABILIDADE” utilizaremos material reciclável para desenvolver a criatividade, a coordenação, as habilidades e a interação das crianças.
PÚBLICO ALVO
Grupo 3 (crianças de 3 anos)
Objetivos
Ø  Conhecer os animais;
Ø  Trabalhar a linguagem oral, a atenção, a confiança e a criatividade;
Ø  Desenvolver a coordenação motora;
Ø  Trabalhar material reciclável.

TEMA:
            ANIMAIS
CONTEÚDO
Ø  Linguagem oral;
Ø  Coordenação motora;
Ø  Tipos de animais: selvagens e domésticos;
Ø  Reciclagem: animais feitos com rolo vazio de papel higiênico.

DURAÇÃO DA AULA
Manhã, durante 4 horas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acolhimento: As crianças serão recebidas com carinho e com um bom dia a todos. Será fornecido o café da manhã.

Rodinha: Fazer a chamada cantada “ONDE ESTÁS?”e com as crianças dispostas em círculo, será realizada a contação da história “POSSO IR TAMBÉM?” da escritura Lúcia Pimentel Góes; e depois será realizado um bate papo com as crianças sobre a história.

Passeio Matinal: Um passeio ao ar livre, para as crianças poderem respirar um  ar fresco da manhã, apreciar os sons da natureza, relaxar para a próxima atividade.

Atividade de Arte: Será distribuído papel ofício onde as crianças farão a pintura de uma figura de um animal que constava na história contada. A atividade será personalizada e exposta no mural.

Atividade de Reciclagem: cada criança receberá um porta–lápis feito com rolo de papel higiênico com a figura de um animal (tigre, onça,gato, ...) com o qual as crianças irão brincar de faz de conta interagindo entre si.

Momento do Banho: Nesse momento do banho, que é realizado de duas em duas crianças, as demais ficam à espera de sua vez para a higiene do corpo. Enquanto isso, as crianças brincam  em suas mesas, com os animaizinhos  interagindo entre si. A brincadeira segue até a hora do almoço.

Almoço: Depois do banho eles se acomodam nas mesinhas e esperam o almoço.

Hora do Soninho: Nos despedimos das crianças nesse momento, pois essa hora eles descansam e só despertam às 14 horas, para mais uma jornada do dia.

RECURSOS
Livro de História; Papel ofício; Lápis de cera; Tesoura sem ponta;Cola branca;  rolo vazio de papel higiênico. 
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir da observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades e interação com as outras crianças.
REFERÊNCIAS
GÓES,Lúcia Pimentel.Posso ir também?Ed.. Scipione, Biblioteca Marcha Criança
Marcos de Aprendizagem de 0 a 3 anos – Educação Infantil
Texto 13: Aspecto Cognitivo Função Semiótica ou Simbólica: imitação, jogo simbólico, desenho,imagem mental e linguagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário